Imprensa

Peritiba recebe oficina de restauração de mata ciliar


A atividade aconteceu na propriedade de Altanir Reichert, na comunidade de Linha Formiga, área rural de Peritiba (SC). A oficina de plantio foi ministrada por Jusselei Edson Perin, educador ambiental do Centro de Divulgação Ambiental (CDA) do Consórcio Itá, com a coordenação do escritório local da Epagri, através dos extensionistas Carlos Horn e Vania Franciele Sander. Esta foi a terceira atividade de restauração de mata ciliar realizada no Lajeado Formiga. A próxima etapa ocorrerá em setembro, no outro lado da margem.
A ação foi realizada no dia 5 de junho com a participação de alunos do Projeto Social Aquarela. Foram plantadas 60 mudas de árvores frutíferas nativas, dentre elas: Pitanga, Cereja, Ingá, Guabijú, Caliandra, Uvaia, produzidas no Horto Botânico da Usina Hidrelétrica Itá e plantadas em uma extensão aproximada de 100 metros. A preservação no local tem um papel importante, uma vez que o Lajeado Formiga faz parte do abastecimento hídrico do município, sua foz é no Arroio do Veado, local da captação de água. 
De acordo com Perin, a oficina trabalha com as crianças noções de meio ambiente e a importância de preservar a vegetação das margens (faixa ciliar), além de ser a forma mais efetiva de proteção das águas. Para a extensionista Vania, com esta ação, cerca de 350 metros de extensão deste lajeado já estão com a faixa ciliar em desenvolvimento. Para ela, este trabalho tem o papel de sensibilização. As propriedades onde as atividades acontecem são locais onde a Epagri já realiza trabalhos de extensão em outras atividades. A área foi cercada pelo proprietário e a Epagri acompanhará o desenvolvimento da recuperação no local.

 

Compartilhe:

Artigos relacionados

Notícias

Ver outras notícias