Imprensa

Idosos de Marcelino Ramos conhecem Centro de Divulgação Ambiental e Usina Hidrelétrica Itá


O Grupo de Idosos Estrela Guia, da comunidade de Água Verde do município de Marcelino Ramos-RS, esteve no último dia 29 de agosto visitando o Centro de Divulgação Ambiental - CDA do Consórcio Itá e a Usina Hidrelétrica Itá. Os idosos foram recepcionados pelo gerente Reginaldo de Oliveira, que abordou, entre outros temas, o que é o Consórcio, a Usina, sua capacidade de geração de energia, dimensões do reservatório e sobre o repasse de recursos através da compensação financeira (CFURH) destinada aos 11 municípios lindeiros. 
Em um segundo momento o educador ambiental, Rafael de Lima, conduziu o grupo em uma visita guiada ao Salão de Exposição, onde apresentou os 23 Programas Socioambientais da UHE Itá. Foi possível compartilhar com o grupo a riqueza de registros dos 11 municípios abrangidos pelo reservatório da Usina, peças arqueológicas, mapas, variedades de fauna e flora, lembranças da “velha Itá” e maquetes que mostram a nova cidade. O Salão também traz um Espaço Cultural da Ictiofauna, com régua dos peixes catalogados ao longo do Rio Uruguai, exposição de peixes taxidermizados e uma mostra sobre o Mexilhão Dourado, molusco invasor exótico presente no Lago.
Um dos momentos marcantes, foi a visita à barragem, vertedouro, casa de força, onde os idosos puderam visualizar os processos da geração de energia e tirar suas dúvidas. Assim como outros visitantes do Grupo, o Sr. Pedro Torquetto não conhecia nem a velha, nem a nova Itá. Torquetto destacou ainda que foi uma oportunidade única para entender as mudanças da região trazidas pela construção de uma Usina Hidrelétrica. “Estou admirado! Por tudo que fizeram: desviar o rio, essa construção toda, a construção da nova cidade, e saber que a mudança foi necessária. Não tinha conhecido nada tão grande assim!”, afirma o idoso.
A visita foi agendada através do programa Vizinhos do Lago do Consórcio Itá, que tem por objetivo promover a comunicação entre moradores dos 11 municípios lindeiros ao longo do reservatório da UHE Itá. 
Convite
Ao fim da visita o gerente do Consórcio Itá, Reginaldo de Oliveira, falou sobre o Parque Natural Municipal Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares, localizado em Marcelino Ramos, e convidou a todos para conhecer o local que possuiu 424 hectares de  áreas de preservação da Floresta Estacional Decidual também conhecida como Mata do Rio Uruguai, trilhas ecológicas, salão de exposição e palestras educativas. 

 

Compartilhe:

Artigos relacionados

Notícias

Ver outras notícias