Imprensa

Expedição internacional faz diagnóstico do Rio Uruguai


 

Pesquisadores argentinos e brasileiros estiveram, no último dia 09, no Centro de Divulgação Ambiental (CDA) do Consórcio Itá para coletar informações sobre o Rio Uruguai e a população do entorno. A iniciativa faz parte do projeto “Expedición El Rio Uruguay” e tem por objetivo elaborar uma lei integrada do Brasil, Argentina e Uruguai, para proteção da bacia hidrográfica.
Os quatro pesquisadores foram recepcionados pela educadora ambiental do CDA, Anaí Cadore, que apresentou a estrutura e acervo sobre o Rio Uruguai. “Foi uma troca de conhecimentos muito produtiva. É bom saber que existem mais pessoas engajadas na preservação da bacia e é interessante pensar que nós temos o Rio Uruguai em comum com vários países”, destaca. 
O relatório final será apresentado durante a celebração dos 500 anos da chegada dos espanhóis no Rio da Prata, em 2020. A expedição faz parte do Fórum Permanente de Conservação e Uso Racional do Rio Uruguai e Aquífero Guarani, que tem apoio da União de Parlamentares do Mercosul. 
O secretário-geral do Fórum, José Antônio Pérsigo, ressalta a importância da bacia para os três países. “A qualidade da água é muito importante para todos, então este mapeamento nos permite pensar em estratégias de conservação”, explica.

 

 

Compartilhe:

Artigos relacionados

Notícias

Ver outras notícias